Universidade

Universidade: Get Knowledged
Sócios: Helena Laymé
Helena Cardoso


Somos uma Universidade que tem como objectivo oferecer aos seus alunos uma solução de aprendizagem inovadora e adequada às suas necessidades.

Somos uma Universidade em Rede que pretende partilhar experiências/conhecimentos; ter uma colaboração activa com outras universidades no sentido de acrescentar valor. Pretendemos criar cursos especificos num conceito em rede. Para o fazer desenvolvemos o seguinte plano de acção a curto prazo:

1. Wikinomics

Realizar num prazo de 6 meses um curso experimental. Iremos fazer um projecto piloto em que iremos escolher uma área e testar a ideia inicial. Com este projecto pretendemos verificar o que está correcto (nas nossas ideias) e o que teremos de ajustar.

Num conceito Wikinomics teremos:
a) Diminuição do conceito fechado de escola como instituição e implementar o conceito de especialização de pessoas em áreas;
b) uma partilha bi-lateral, uma vez que a comunicação/partilha é feita nos dois sentidos (professor-aluno e aluno-professor) assim como os custos, riscos e benefícios;
c) trabalho com pares (parcerias que serão estabelecidas entre a nossa universidade em rede e as outras universidades nacionais e internacionais que possam ser uma mais valia para os nossos cursos);
d) abertura, uma vez que seremos uma universidade aberta e acessível a todo o mundo (os nossos cursos poderão ser frequentados por todas as pessoas interessadas, independentemente do espaço fisíco em que se encontrem assim como poderá ser leccionado pelos melhores docentes de determinada área, independentemente do seu país ou universidade de que seja docente);
e) pretendemos ter uma acção global.

2. Second Life

O objectivo da Get Knowledged na Second Life é encontrar novos alunos (clientes) e promover o nosso conceito de universidade em rede (networking). Para tal pretendemos divulgar este conceito assim como os novos cursos que irão ser ministrados.

Será fundamental para a nossa estratégia, para além da divulgação, recolher informação do mercado, ou seja o feedback dos possíveis futuros alunos. Pretendemos criar cursos que serão ministrados em simultâneo na First Life e Second Life.

3. Marketing Mix

A Internet tem um papel fulcral na nossa empresa. Todo o nosso funcionamento vai ser efectuado através, maioritariamente, desta ferramenta. A propaganda tradicional, no nosso caso, será quase nula (senão mesmo inexistente).

A nível dos 4 P's iremos ter a seguinte estratégia:

Produto/Serviço: No nosso caso temos para oferecer um Serviço. Este é cursos de ensino pós-graduado feitos à medida das necessidades dos nossos alunos e com os melhores profissionais a nível mundial da especialidade.

Promoção: Enviaremos E-mail Marketing para o público-alvo, newsletters
Campanhas na WEB - Banners em sites estratégicos; Open Day Virtual - evento a ser organizado duas vezes por ano no campus virtual do Second Life e os interessados só têm que efectuar uma inscrição online. No Open Day os futuros alunos terão a oportunidade de: conhecer staff e professores e falar sobre os cursos e programas; conhecer alunos actuais; fazer uma visita virtual à universidade e conhecer o ambiente académico; colocar dúvidas e questões. O evento pode ser divulgado na página de internet da universidade através de um banner , por email ou redes sociais

Placement (Distribuição): Será efectuada junto de empresas relaccionadas com a área
Second Life
(…)

Preço: (….)

4. Projecto de CRM para a Empresa

O Objectivo do projecto de CRM para a "Get Knowledged" é, por um lado, segmentar clientes, no sentido de identificar novas oportunidades e interesses de negócio, aumentando o valor da empresa, e por outro, manter e reter clientes, no sentido de criar networking.

- As 4 etapas de CRM

1- Identificação do cliente: Recolha de dados concretos para criar base de dados: nome, país de origem, formação base, profissão, interesses, etc.

2- Categorização: Através do CRM criar perfil de cliente por forma a inovar e adequar o serviço às expectativas e/ou necessidades, para assim ser possível criar novos cursos de acordo com esse perfil - "Formação à Medida"

3- Interagir com o Cliente: Todos os colaboradores envolvidos, deverão ter conhecimento profundo do "negócio" (o que se oferece, a quem se oferece, como fazer) deverá ser dada especial atenção ao marketing interno no sentido da resposta ser consistente.

4- Adaptação: Teremos os mesmos objectivos na "first" e Second Life, procurando cumprir com aquilo que foi definido inicialmente e de acordo com as expectativas dos nossos clientes, oferecendo-lhes formação de grande qualidade

As TI utilizadas serão: Data Mining e Contact Center

Como pretendemos responder aos factores críticos de sucesso? Quais são os critérios de negócio e como responder a cada um deles? (plano de acção)

- Procurar ter uma comunicação activa e permanente com o cliente:

São os nossos alunos e futuros alunos que nos vão ajudar a criar os "cursos à medida" e a responder a todas as necesidades encontradas no mercado.

- Segmentação da base de clientes:

De acordo com o perfil de cada cliente iremos personalizar o contacto com os mesmos e as nossas ofertas.

- Capacitar os colaboradores com toda a informação sobre os clientes e os processos inerentes à Get Knowledge:

Os colaboradores da Universidade têm de estar todos em consonância para que a mesma tenha êxito. Não faz sentido ter um projecto desta natureza e depois não haver ligação e conhecimento de toda a informação. É esta que vai fazer com que a Get Knowledge marque a diferença.

- Deter tecnologia adequada:

Se iremos funcionar em rede temos que ter um bom software.

Tendências do CRM

m-CRM:

A comunicação terá sempre o suporte móvel e será personalizada ao máximo. Os clientes e colaboradores podem aceder à Get Knowledge por Internet móvel.

e-CRM:

Todos os processos da Universidade (aulas, depósito de informação, …) assim como a comunicação são feitos através da Internet. Para além da plataforma própria, quer para colaboradores como alunos, a informação chegará a estes e futuros clientes através do Site, E-mails, E-mail Marketing, Banners…

Social CRM:

Uma vez que o nosso funcionamento é online e o cliente tem um papel fundamental para o nosso sucesso, a sua opinião, interesses, expectativas e experiências são o que irão "moldar" os nossos produtos finais. Através do nosso cliente interno e externo poderemos estar sempre em constante inovação.
Esta tendência será bastante visível no Second Life assim como através das plataformas de e-Learning e Chats existentes de partilha e troca de informação/experiências.

Como é que o e-commerce pode afectar a Get Knowledge?

Abrangência do negócio criando interactividade entre os canais e uma imagem positiva.

B2C - e-Learning; cursos/formações à medida
B2B - melhores profissionais do mundo; partilha/parcerias entre universidades,
C2C - promoção entre alunos; possibilidades de "ofertas"/negócios entre alunos, criação de foruns de discussão
B2E - interacção com os colaboradores da Universidade. Oferta de formações, promoções para os colaboradores quer a nivel de cursos como de material escolar (livros, acesso mais facilitado a estudos)


Contributos dos Padrinhos: "Agência de Viagens"

Acho interessante a promoção também através de newsletters (foi assim que tive conhecimento desta pos-graduação) //Filipa

Open Day Virtual - Uma forma interactiva e divertida de apresentar os cursos disponíveis na universidade e motivar os futuros alunos. O evento pode ser organizado duas vezes por ano no campus virtual do Second Life e os interessados só têm que efectuar uma inscrição online.
No Open Day os futuros alunos terão a oportunidade de: conhecer staff e professores e falar sobre os cursos e programas; conhecer alunos actuais; fazer uma visita virtual à universidade e conhecer o ambiente académico; colocar dúvidas e questões.
O evento pode ser divulgado na página de internet da universidade através de um banner , por email ou redes sociais.
( Vânia Mendes)

Obrigada pelas vossas sugestões. Vamos levá-las em consideração.

A ideia do "Open Day Virtual" parece-nos francamente interessante, pois é uma forma de aproximar as pessoas num ambiente que por ser essencialmente virtual, pode correr o risco de se tornar distante, desta forma podem aproximar-se clientes e equipas (professores e organizadores, partilhar idias, prestar informações sobre os programas dos cursos.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License