TI & Marketing

Nesta página é descrito um resumo sobre a discussão da Aula 1 - como as Tecnologias de Informação auxiliam o profissional de marketing.
Lembrem de "assinar" o comentário.


Devido ao aumento da informação disponibilizada aos clientes (resultando numa rápida comparação de preços) principalmente pelo acesso à Internet, os consumidores tornaram-se cada vez mais sofisticados e exigentes, o que levou a que os Gestores de Marketing tivessem que trabalhar arduamente para perceber e antecipar as necessidades dos clientes actuais e potenciais, para atingir este objectivo criou-se o CRM (Customer Relationship Managment).
Filipa Pontes

As TI permitem aceder a mais informação sobre o cliente, nomeadamente através do comércio electrónico.
Com as TI conseguimos aceder aos hábitos online do consumidor e construir um perfil de uma forma muito mais fácil que tradicionalmente.
Existe a questão importante de como os marketers tratam e expõem os dados dos consumidores, porque por ser mais fácil aceder aos dados dos consumidores também é mais fácil estes serem roubados ou mal utilizados. Ana Portugal

A utilização das TI, no momento certo, é uma vantagem competitiva para os profissionais de marketing.
Estas permitem que o marketing de hoje seja cada vez mais direccionado para o indivíduo e/ou grupo de indivíduos com os mesmos interesses. Helena Cardoso

O uso das TI permite aos marketeers o acesso a informação relevante sobre os consumidores, produtos, vendas e resultado de acções de marketing anteriores. Esse conhecimento traduzir-se-á no planeamento de campanhas de marketing adequadas ao perfil do consumidor e, como tal, bem sucedidas. Rita Brilhante

As TI, mais especificamente, a implementação de sistemas ERP numa organização, podem ser muito úteis para o marketing interno. A utilização de uma mesma plataforma traduz-se num aumento da celeridade e eficiência do processo de comunicação, o que facilita e permite a formação e a mobilização dos colaboradores. (Helena Laymé)

Os sistemas de BI (Business Intelligence) são uma tecnologia de informação que permite analisar, de modo inteligente, vários indicadores, como bases de dados, e assim conhecer o comportamento do consumidor. É útil ao nível do marketing directo (one-to-one), como apoio a serviços de help-desk, por permitir respostas mais rápidas, e, ao nível das vendas, por dirigir o consumidor para o produto ou serviço que melhor responde aos seus desejos. Ao analisar bases de dados, os sistemas de BI reúnem comportamentos idênticos e formam clusters, para os quais se pode dirigir os produtos ou serviços mais adequados. (Isabel Vasconcelos)

As TI vieram fortalecer o papel do Marketing nas próprias empresas e no relacionamento com os clientes. Ao haver uma maior integração e comunicação entre os vários departamentos de uma empresa, poupa-se tempo e minimizam-se erros, como por exemplo diferentes departamentos contactarem com o mesmo cliente, pelo mesmo motivo. Cada vez mais assistimos a uma rápida e melhor comunicação entre a empresa e o cliente, essencial para a fidelização do mesmo. (Ana Filipa Oliveira)

As TI vieram potenciar o surgimento do EC (electonic Commerce) e existe melhor ferramenta para a qualquer empresa ou marketeer, do que colocar o seu produto á distância de um "click"?
O comércio electrónico é um meio facilitador dos negócios, tornando o processo de venda fácil, seguro, rápido e transparente, reduzindo os custos das empresas que actuam neste mercado e estimulando assim a competitividade. (Daniel Barata)

As Tecnologias de Informação permitem aos profissionais do Marketing passar de um nível por vezes intuitivo para um nível baseado em factos e dados concretos. A intuição continua a ser útil, mas as TI vieram trazer mais certezas quanto ao que é procurado pelos clientes. Sobretudo porque os dados são recolhidos e distribuídos com mais rapidez e a um nível global. Tudo isto permite também mudar ou traçar novas estratégias sempre que os dados indiquem, por exemplo, um decréscimo de vendas. (Marina Duarte)

As Tecnologias de Informação, ao automatizarem uma série de tarefas de menor valor, permitiram-nos ganhar tempo para criar maior valor para a nossa área de intervenção, focando-nos naquilo que faz a diferença e nos torna mais competitivos num mercado global. Com as TI, personalizámos a relação com os nossos targets e passámos a poder agir praticamente em 'real time', obtendo aumento de produtividade e ganhos nos resultados das nossas acções, enquanto marketeers. Actualmente, e felizmente, os departamentos de marketing e das TI estão cada mais colaborativos, numa relação crucial para a criação de tecnologias que sirvam os objectivos do marketing. (Ana Ribeiro Ricciardi)

As TI, nomeadamente a utilização de IOS (Information Organization Systems), vieram automatizar uma série de processos, trazendo inúmeras vantagens a qualquer empresa: por um lado permite a redução de custos, acelera o processo de venda desde a sua produção até ao cliente final (permite p.ex. reduzir drasticamente os problemas na cadeia de Distribuição dos produtos). Isto permite aumentar a produtividade das vendas, ao provocar satisfação no cliente final. Por outro lado, os IOS como o Data Warehouse permitem receber todos os dados, analisá-los e padronizá-los. A partir daqui, o serviço de apoio ao cliente também melhora substancialmente. Para além do serviço de apoio ao cliente, também o marketing pode beneficar enormemente com a utilização dos sistemas de informação. Ao ter informação padronizada, as estratégias/campanhas de marketing podem ser melhor definidas de acordo com os targets a atingir, dando origem consequentemente a melhores resultados nas vendas. Por fim, os IOS potenciam ainda a internacionalização de qualquer empresa. Uma empresa bem organizada internamente tem muito melhores hipóteses de ser bem sucedida noutros mercados. (Cátia Ferreira)

Se tivermos em conta que o mercado é o mundo, só através das TI conseguiremos manter uma relação pessoal com o público alvo. Num mercado tão vasto, a criação de bases de dados ajuda-nos a recolher toda a informação essencial acerca do cliente e assim "trabalhar" da melhor maneira a relação que temos com ele. E a partir do conhecimento do nosso alvo, toda a estratégia de marketing e comunicação consegue melhores resultados. (Isabel Oliveira)

As Tecnologias de Informação auxiliam o profissional de marketing a perceber o que correu menos bem, através da análise dos resultados das acções de marketing anteriores e, se possível, devido à rapidez com que recebe os resultados, tentar ainda corrigir e/ou melhorar essas ditas acções anteriores, guardando a experiência adquirida para uso futuro. As TI's servem também para que, através da utilização das experiências anteriores, juntamente com a informação que foi recolhida através do Contact Center, armazenada na Data Warehouse e tratada pelo Data Mining, se consiga perceber o comportamento do consumidor e tentar ser mais rápido na percepção das mudanças nesse comportamento, permitindo uma actuação célere e uma mudança rápida nas estratégias de marketing de modo a acompanhar constantemente a evolução do consumidor. (Homero Correia)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License